O último domingo (5) foi um novo dia de atenção e cuidados com os animais. Dessa vez, os cães e gatos atendidos foram da Cidade Nova São Miguel, na capital paulista. É sempre uma honra realizar esses eventos ao lado do Dr. Gustavo Palmieri, veterinário e protetor dos animais.

Com atuação em São Vicente, na baixada Santista, Palmieri é responsável por uma quantidade considerável de projetos que envolvem o bem-estar animal, como o Projeto Veterinários em Ação, cujo foco é proporcionar melhor qualidade de vida para animais carentes. Além disso, o Doutor Protetor dos Animais, como também é conhecido, já realizou mais de 60 mil cirurgias de castração em cães e gatos como forma de melhorar a qualidade de vida dos animais.

Saúde animal

Você sabia que ter bichos de estimação em casa ajuda a reduzir estresse, ansiedade, depressão e até diminui a chance de desenvolver doenças cardiovasculares? Por outro lado, para termos nossos amigos de quatro patas fortes e felizes, é preciso cuidar da saúde deles também, porque é muito comum que desenvolvam doenças. Algumas são até transmissíveis aos humanos, como a raiva.

No entanto, vacinas e outras medidas ajudam a evitar a proliferação dessas doenças. Além de controlar a superpopulação de animais e prevenir um alto número deles em situação de abandono. Vale lembrar que o Brasil tem hoje a quarta maior população de animais de estimação do mundo.

Leia também  Encontro entre Zapata e o Doutor Protetor dos Animais visa promover práticas públicas para animais de estimação
Evento Causa Animal em Cidade Nova São Miguel, em São Paulo-SP

Cuidados

Passear regularmente e estimular brincadeiras com seu animal, por exemplo, também são formas de cuidar, já que auxiliam na prevenção de doenças causadas por estresse e obesidade. Sem falar que você também vai se divertir e se exercitar. Ou seja, é bom para os dois.

Também é importante sempre estar atento a qualquer mudança de comportamento ou hábito do seu animal e levá-lo ao veterinário, pelo menos, uma vez por ano. Muitas doenças podem ser evitadas com a prevenção.

Papel do governo

Ações simples e eficazes, com o apoio do governo, podem prolongar a vida dos nossos animais e também favorecer nossa saúde. Além de contribuir com uma São Paulo cada vez mais inclusiva. Afinal, os animais também têm direitos. Você sabia que existe uma Subsecretaria de Defesa dos Animais em São Paulo?

Você pode entender um pouco mais sobre essas questões e os direitos dos animais nesse vídeo: