O último sábado (25) foi mais um dia dedicado para cuidar da saúde dos animais de estimação. Os cães e gatos atendidos foram da Vila Santa Inês, em São Miguel Paulista, na Zona Leste. Foi um prazer estar ao lado do Dr. Gustavo Palmieri, veterinário e protetor dos animais.

Com atuação em São Vicente, na baixada Santista, o doutor Palmieri é responsável por uma quantidade considerável de projetos que envolvem o bem-estar animal, como o Projeto Veterinários em Ação, cujo foco é proporcionar melhor qualidade de vida para animais carentes. Além disso, o Doutor Protetor dos Animais, como também é conhecido, já realizou mais de 60 mil cirurgias de castração em cães e gatos como forma de melhorar a qualidade de vida dos animais.

Emiliano Zapata participa de evento de cuidados com os animais de estimação em São Miguel Paulista.

Saúde dos animais de estimação

Você sabia que castrar seu pet ajuda a diminuir a chance de desenvolvimento de inúmeras doenças? Além disso, também é importante para controlar a população de animais e evitar que sejam abandonados nas ruas.

Por exemplo, uma cadela consegue gerar de 10 a 15 filhotes e, se seus descendentes continuarem a se reproduzir, podemos chegar ao número de 64 mil nascimentos em seis anos. Com felinos, esse número pode ser ainda maior.

Ou seja, castrar ajuda a prevenir o aumento da população de animais de rua. Mas não é só isso. Nas fêmeas, diminui o risco de câncer de mama, doenças no aparelho reprodutivo e gravidez psicológica. Já no macho, também evita doenças no aparelho reprodutivo.

Leia também  Adoção, castração e vacinação: medidas simples pela saúde de seu animal de estimação

Depois da cirurgia, os animais tendem a ficar mais tranquilos e, por isso, podem ganhar peso. Em contrapartida, cabe ao dono oferecer uma alimentação balanceada e estimular atividades físicas, como brincadeiras e caminhadas.
Dessa forma, todos ganham. Nossos bichinhos ficam mais saudáveis e nós, ao brincarmos com eles, diminuímos ansiedade, estresse e até reduzimos o risco de termos doenças cardiovasculares.

Emiliano Zapata participa de evento de cuidados com os animais de estimação em São Miguel Paulista.

Minhas propostas

Uma das minhas propostas para a causa animal é criar uma secretaria de proteção dos animais, a fim de fazer cadastro, controlar vacinação e montar um banco de dados para pesquisas e estatísticas da população de animais de estimação, entre outras ações.

Afinal, quase não há estatísticas sobre os nossos companheiros de quatro patas. Quanto mais informações tivermos sobre eles, mais podemos ajudá-los, seja com vacinas, campanha de prevenção, mutirão de atendimentos, enquetes na área de saúde, entre tantas outras medidas.

Defender a causa animal está entre as minhas lutas. Quero que São Paulo seja um lugar cada vez melhor e com mais qualidade de vida para nós e nossos bichinhos. Juntos, podemos ir mais longe.

Entenda mais sobre os direitos dos animais neste vídeo: