Foto: FreeImages

O Rap é uma forma de expressão cultural que consegue sintetizar na rima a expressão cultural de cada um. A Batalha do Leste é um circuito de disputa da trazido à Zona Leste para que os moradores da região pudessem se expressar a respeito de sua própria realidade. Todo sábado, às 15h, é o dia da disputa de rimas, que acontece na passarela do Metrô Itaquera. Zona Leste também é rica em cultura!

Criador da Batalha da Leste canta, monta podcast e rejeita rimas preconceituosas

Por Leticia Marques – leticiamarques.mural@gmail.com

Quando terminou o curso de sistemas da informação e análise de sistemas em 2011, Augusto Oliveira, 27, sentiu que precisava buscar um novo rumo para fazer o que gostava.

Morador de Cidade Tiradentes, na zona leste de São Paulo, ainda trabalha na área de tecnologia, mas deu início a projetos sobre a cultura negra e é o organizador da Batalha da Leste.

A disputa de rimas é realizada na passarela da estação Itaquera do Metrô todos os sábados às 15h. Em maio,  a batalha completou sete anos.

A ideia surgiu em 2011. O Mc frequentava a batalha da Santa Cruz na Vila Mariana, na zona sul de São Paulo, e resolveu levar o modelo para a zona leste.

“Eu trocava muitas ideias com meus amigos e isso precisava ir para algum lugar. Outras pessoas precisavam ouvir o nosso ponto de  vista sobre música, política, histórias em quadrinhos, filmes, literatura, seriados e empoderamento”, diz Augusto.

Leia também  Primeiro Zapata na Zona Leste aborda questões de moradia e torna a ZL visível

Confira matéria completa no Blog Mural