FOTO: Agência Brasil

Iniciativas que visam o futuro, e que dão oportunidades aos nossos jovens hoje, são a chave para mudar o rumo da empregabilidade em nosso estado.

Assim como o programa de alistamento civil para jovens – que atenderá cerca de 4,5 mil cidadãos, entre 16 e 18 anos, em 16 cidades de São Paulo –, o curso de capacitação de jovens, oferecido pelo Instituto Proa, mostra seu sucesso ao conquistar 85% de empregabilidade.

Desenvolvido em parceria com o Senac, o curso tem por objetivo desenvolver as competências que formam os perfis mais buscados no mercado de trabalho. Em dez anos de atuação em nossa capital, ele preparou cerca de 3,9 mil jovens para o mercado de trabalho. Segundo a ONG, 85% dos estudantes que passam pelos seis meses de programa conseguem a tão sonhada vaga de emprego.

Além de disciplinas técnicas, como matemática, informática e práticas administrativas, a formação faz mais pelo repertório dos adolescentes e promove mudanças comportamentais.

Pela grade curricular, é possível ver que investir em matérias tradicionais e em disciplinas profissionalizantes para aumentar as chances de nossos jovens no mercado de trabalho é o caminho para o futuro, como vimos nas mudanças  propostas pelo Ministério da Educação para a Base Nacional Comum Curricular.

Para saber mais sobre o curso profissionalizante do Instituto Proa, confira também a matéria completa da Agência Brasil.

Leia também  2ª Audiência pública BNCC Ensino Médio é cancelada