Investir em áreas de lazer significa não só levar qualidade de vida para as pessoas, mas também cuidar da saúde delas e evitar gastos futuros. Praças e parques deixam as regiões mais bonitas, mas não é só isso. Também ajudam a aumentar o contato da população de áreas urbanas com a natureza.

Saúde e bem-estar

Esses espaços são determinantes para a realização de atividades físicas e de lazer. Os ganhos são psicológicos, sociais e físicos, porque trazem relaxamento e recreação. A prática de esportes, que pode até mesmo ser uma caminhada, previne inúmeras doenças, como colesterol, sedentarismo, hipertensão, depressão e doenças cardiovasculares.

Além disso, ajuda a combater estresse e ansiedade, sintomas cada vez mais frequentes em centros urbanos. Vale citar que parques e praças são também áreas de convívio com família e amigos. Ou seja, são importantes para reunir e aproximar as pessoas.

Áreas verdes também têm um papel fundamental para sensibilizar e conscientizar as pessoas sobre o uso sustentável dos recursos naturais. Consequentemente, elas tendem a adotar uma postura mais consciente no dia a dia. Locais arborizados têm ainda uma outra função: ajudar a manter a temperatura baixa e a evitar ilhas de calor, fenômeno comum em grandes metrópoles.

Moradia e lazer

Ou seja, pensar na qualidade de vida por meio de locais de lazer é também cuidar da saúde e do bem-estar de cada cidadão. Ao construir casas e expandir uma zona urbana, é preciso aumentar a capacidade de prestação de serviços, como educação, saúde, transporte e segurança. No entanto, é também necessário planejar áreas para a prática de esportes, convívio social e relaxamento. O conjunto é que vai fazer da região um bom lugar para viver.

Leia também  Por que lutar pela revitalização do Centro de São Paulo?

Aqui na Zona Leste, há alguns parques, como do Carmo, Belém, Linear Tiquatira, Piqueri, Ecológico Vila Prudente, Ecológico do Tietê, Ceret, entre outros. Contudo, tão importante quanto haver áreas verdes é manter a preservação e o bom uso de cada uma delas. É papel do governo cuidar das estruturas e do cidadão preservar o ambiente.

Eu luto por qualidade de vida para todos. Criar e manter áreas de lazer são uma das formas de valorizar e se preocupar com o cidadão. Quero que os paulistas tenham orgulho de onde moram. Não basta ter uma casa, é preciso ter todos os serviços públicos e de qualidade à disposição. Conto com o voto de confiança de vocês. Juntos, podemos ir mais longe.