
Adoção, castração e vacinação: medidas simples pela saúde de seu animal de estimação
Como medidas simples, apoiadas pelo governo, podem ajudar a manter nossos bichinhos de estimação saudáveis e diminuir a população de animais de rua.
Mesmo com passos lentos, algumas medidas têm sido tomadas para cuidar dos membros mais carinhosos e especiais de nossas famílias: nossos animais de estimação.
Eles são cada vez mais parte da família e compartilham atividades diárias em nossas vidas, mas, por um descuido, podem fugir, se reproduzir com outros animais nas ruas, contrair doenças graves e transmissíveis aos humanos, como a raiva, que é uma doença letal.
Para evitar problemas como esses, vacinas e castrações gratuitas são algumas das medidas sancionadas pelo governo, com o objetivo de ajudar a manter um maior controle na população de rua animal, além de ser uma preocupação necessária com a saúde tanto dos bichinhos como a nossa.
Em 2007, uma lei entrou em vigor e exige a castração de animais colocados à venda na cidade de São Paulo. 11 anos depois, uma nova lei agora demanda que pet shops e clínicas veterinárias de todo o Estado exibam cartazes que incentivem a adoção de cães e gatos.
Esse é um exemplo claro que ajuda na diminuição da quantidade de animais abandonados em nosso estado, e auxilia na diminuição de doenças. Porém, a grande maioria das doenças transmitidas pelos animais só podem ser prevenidas através de vacinação. Em casos como a raiva, faz-se necessário imunizar o animal todos os anos, e não há desculpas! Se a questão for o valor em clínicas particulares, há campanhas gratuitas das prefeituras todos os anos.
Cuidar dos nossos animais é também cuidar de nossa saúde, e todo o incentivo com essas questões são mais do que válidos para fazer uma São Paulo ainda melhor.
Para saber mais sobre a importância da prevenção da raiva em animais e humanos, veja a matéria completa da Folha de São Paulo.