Por Futura.org

A audiência pública da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do Ensino Médio na região sudeste, prevista para 9h desta sexta (8 de junho) foi cancelada devido a protestos.

Manifestantes foram até o Memorial da Inclusão em São Paulo (SP), local em que ocorreria a audiência, protestar contra a reforma do ensino médio. Estavam presentes representantes do Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (Apeoesp), do Movimento Autônomo pela Educação (M.A.E) e da União Brasileira dos Estudantes (Ubes).

Os líderes alegaram que a reforma do ensino médio só beneficia as escolas particulares em detrimento da públicas. Eles também são contra a redução do currículo, proposta na reforma do ensino médio.

De acordo com César Callegari, membro do Conselho Nacional de Educação (CNE) e Presidente da Comissão de Elaboração da Base Nacional Comum Curricular, as manifestações são legítimas e o calendário das audiências públicas pelo Brasil será mantido.

Esta seria a segunda audiência pública para discutir as mudanças na BNCC do Ensino Médio.

Audiências Públicas BNCC Ensino Médio

O Conselho Nacional de Educação (CNE)  promove audiências públicas que acontecem nas 5 regiões do país. Durante as audiências, os mais diversos segmentos da sociedade têm oportunidade de oferecer suas contribuições. As audiências não têm caráter deliberativo, mas são essenciais para que os membros do CNE possam elaborar um documento normativo que reflita necessidades, interesses, diversidade e pluralidade do panorama educacional brasileiro e os desafios a serem enfrentados para a construção de uma educação de qualidade como direito de todos.

Leia também  Por que precisamos cuidar melhor dos CEUs – Centros Educacionais Unificados?

A partir de uma parceria entre o Ministério da Educação e o Canal Futura, você pode conferir todas as transmissões. As audiências públicas sobre a Base Nacional Comum Curricular são transmitidas , ao vivo, no nosso site e no Facebook!

Base Nacional Comum Curricular

No dia 3 de abril de 2018, o Ministério da Educação enviou uma nova versão da BNCC do Ensino Médio  ao Conselho Nacional de Educação (CNE). Após receber o documento, o CNE promove audiências públicas nas 5 regiões do país para definir a nova Base Nacional Curricular.

*Confira matéria e gravação completa da audiência aqui