O evento “Virada Cultural” promovido anualmente desde 2005 pela prefeitura da cidade de São Paulo oferece, por 24 horas ininterruptas, apresentações culturais dos mais variados tipos, como: shows musicais, peças de teatro, exposições de arte, história, oficinas, dentre outras atividades – a maioria delas ao ar livre e que englobam programações para todas as idades, ou seja, um evento ideal para curtir com toda a família ou amigos pela manhã, de tarde, à noite e até durante a madrugada.

E você sabia que o projeto foi inspirado na “Nuit Blanche” de Paris, que agita anualmente a capital francesa, com atrações que seguem madrugada adentro? A ideia aqui em São Paulo, não só na capital, mas em algumas cidades do interior paulista – vem dando bastante certo e os palcos temáticos têm surpreendido pela qualidade das atrações, sonoridades e estrutura – como um todo – oferecida aos participantes presentes.

Então, vamos falar de coisa boa? A Secretaria Municipal de Cultura está recebendo propostas artísticas para a Virada Cultural 2016, com o objetivo de ampliar ainda mais a pluralidade da Virada Cultural, sendo esta uma das características mais marcantes deste evento. O que isso significa: que a população pode contribuir diretamente com o espetáculo, já que é uma oportunidade para todo e qualquer talento se apresentar – muito além de nomes e artistas já conhecidos pelos frequentadores.

Segundo o site da Prefeitura serão analisadas propostas de quaisquer áreas da cultura: música popular e erudita, dança, circo, cinema, teatro, artes visuais, gastronomia, espetáculo infantil, cultura popular, artistas de rua, dentre outras, e direcionadas para públicos de todas as idades. Você sabia disso? Não é muito bacana?

Mais bacana ainda é vendo o lazer pra rua estimular a cidadania cultural e vice-versa.

Já anote no calendário: a Virada Cultural 2016 acontece nos dias 21 e 22 de maio. Participe, chame os amigos, programe-se para tomar uma dose recheada de muito conhecimento, entretenimento e alegria!