Quem está por trás das grandes conquistas de nossa história? Essas pessoas ‘estão sozinhas’? o que é o indivíduo se comparado ao seu grupo? O quanto a massa precisa, respira e vive de cada cidadão?

Cultuamos, admiramos, lembramos (eu até recito) os nomes dos grandes homens, que marcaram nossa história… História esta que nos ensina, nos educa, nos associa a acontecimentos, rostos, nomes, lembranças: tudo por um sentido.

Por que caminhamos? Para onde vamos? É a chamada história nos ensina a e a continuar nossa trajetória que é movida por outras histórias – dessa vez guiadas por nós mesmos.

O que você está fazendo com a sua história? Como está contribuindo para tornar-se parte efetiva e consolidada de uma grande história? Quem são os homens que Bertold Brecht cita em Perguntas de um operário que lê, que trago na íntegra abaixo?

Não se deixe apenas indagar por tantas reflexões que aqui trago. Use sua curiosidade, sua verdade, sua sagacidade e ajude a melhor nossa história. Não havia citado política uma única vez nessa breve reflexão, mas com os versos abaixo eu pergunto: como seu nome vai passar nesse presente, quando virar história?

Faça o futuro! Deixe um passado com bons legados.

EZ_Blog_Poema_VamosLer (1)

Assista meu vídeo declamando essas estrofes em meu canal no YouTube.

Continue acompanhando meus conteúdos!

Emiliano Zapata