Como cuidar, ou ajuda a cuidar, da cidade e colocar a sustentabilidade – de fato – em prática?

É necessário que empresas, entidades e cidadãos estejam dispostos a cuidar da sustentabilidade de seu ambiente urbano e assim reaprendam a adotar medidas ‘para ontem’, como economizar recursos, como água, eletricidade, reciclagem de lixo, plantio de árvores, não soltem balões e não provoquem queimadas e muito mais e que a política pública relacionada com essa causa ofereça esse suporte para ativar – na prática – a importância do tema em casa cidadão. Mas, na teoria parece simples; na prática, a história é outra.

Quando falamos de sustentabilidade urbana, uma de minhas causas, devemos ter em mente que cuidar da cidade é cuidar do planeta e que grandes centros urbanos precisam (ainda mais) de cuidados especiais.

Por estarmos enfatizando a cidade e o estado de São Paulo, por exemplo, cada vez mais populoso temos o dever de ajudar a cuidar da sustentabilidade esse ambiente urbano. Como?

Quando você era criança, com certeza não ouvia tanto sobre sustentabilidade, escassez de água, poluição e desmatamento quanto hoje, não é? O grande problema é que o planeta está em estado de alerta e precisamos cuidar dele. Para isso, nada melhor do que ensinar as crianças, já que elas vão ser os adultos de um mundo que clama por socorro e agirão como responsáveis de um futuro melhor.

Pensando nisso, o Planeta Sustentável elencou a alguns anos algumas atitudes que você pode tomar dentro de casa para que sua família viva de forma consciente e, assim, vocês ajudem a cuidar da cidade.

Vou compartilhar com vocês, pois – apesar de não ser uma matéria atual – são tópicos que as pessoas ainda não colocarem em prática, úteis, didáticos e que realmente vão nos ajudar a favorecer São Paulo. Acompanhe:

1. Fique atento ao tempo do banho

2. Separe o lixo

3. Conserte ou doe os brinquedos e itens que precisam de ajustes

4. Procure objetos usados em bom uso para comprar

5. Utilize integralmente os alimentos sem desperdícios

6. Use a sacola de tecido em substituição as plásticas

7. Apague as luzes sempre, durante o dia e quando não estiver no espaço

8. Ande mais a pé ou use bicicleta

Parece simples? Faça um check-list das ações que você já adotou e presuma quantas estão te fazendo ajudar a cidade e colocar, realmente a tona, a sustentabilidade urbana em sua rotina.

Pense nisso. Eduque. Reeduque. Sustentabilidade urbana (também) é cuidar da cidade.

Cuide da sua!

Emiliano Zapata