A Zona Leste é uma região de São Paulo muito comentada, mas pouco conhecida. É por isso que, no intuito de apresentar sua diversidade e riqueza escondida por anos de abandono, ela se torna o palco de uma série de vídeos, com seu primeiro episódio já disponível para ser assistido.

No primeiro episódio, Dalcides Neto, líder do Movimento pela Moradia Leste II, explica sobre o grupo, surgido em 1984 após a demanda de cidadãos despejados nas localidades em que ele atua. De acordo com Neto, “o movimento promoveu muitos avanços nessa região. São várias comunidades construídas, muitas moradias, foi um grande passo e continuamos nessa luta”.

Quando indagado sobre a questão da ocupação, ele explica que uma família que precisa sair de casa e viver embaixo de uma lona é porque “esgotou todos os meios”. No Brasil há seis milhões de indivíduos sem moradia e sete milhões de imóveis vazios.  A ideia é que se houvesse intervenção do governo nesses casos e fizesse a redistribuição de imóveis, nenhuma nova casa precisaria ser construída.

Assista ao episódio na íntegra: