É muito comum, mas se tornou ainda mais nos últimos dois anos,  acompanharmos diversos amigos que não acreditam mais na política e em nenhum dos políticos que apareçam ‘na sua frente’. Os motivos são os mais óbvios possíveis, já que praticamente tudo o que acompanhamos nos noticiários, relacionado a esse assunto, são  escândalos que denunciam lavagem de dinheiro e as esferas mais variadas e imagináveis de corrupção – que nos levam diariamente a desacreditar de qualquer forma de representação política.

Infelizmente, umas das maiores ferramentas a serviço de nós, brasileiros, é a política, que hoje (quase) não tem mais significado algum perante uma maioria esmagadora da nossa nação; e o mais preocupante é o fato de que a política e todos os políticos corruptos não deixam de existir diante desse cenário tão sombrio. Na verdade, pelo contrário: quanto mais à população se afasta do debate parece que eles se apropriam cada vez mais do nosso Brasil. Assustador pensar que essa ausência está desassociando-nos do que poderia e deveria nos beneficiar, não?

Acredito piamente que a politica pode ser algo extremamente transformador na nossa sociedade. O fato é que precisamos identificar dentre os representantes aqueles que escolheram a política para dar significado a própria vida, ajudando as outras pessoas e transformando realmente a realidade do nosso país. Conhece ou já se identificou com algum ativista político e/ou candidato assim?

Talvez jamais vamos conseguir impedir, de fato, que esses políticos profissionais  deixem de ser eleitos, mas podemos nos posicionar para que estes sejam a minoria, e para que isso aconteça temos que acreditar nos políticos que estão por vir – que são ou estão lutando para ser, de fato, uma geração indignada com tudo que já ocorreu e continua acontecendo, conscientes de um futuro diferente e que não tem nenhum vínculo com os crimes de corrupção daqueles envolvidos em nossos presente e passado tão recentes.

Essa nova geração de políticos será responsável por transformar essa difícil realidade que nos encontramos hoje em dia, trazendo para nossas vidas um (re)significado na política – que tanto precisamos e que eu almejo.

Buscamos mudar o significado da política com novos representantes que realmente signifiquem algo para o estado, para o país e – principalmente – para você.

Que esse (re)significado tão necessário se torne realidade nessas próximas eleições que estão por vir!

Emiliano Zapata